Image de Workshops Pop Up na Rua do Almada em conceito concept store

Fotos: Cláudia Silva

Imagem de Workshops Pop Up na Rua do Almada em conceito concept store
Imagem de Workshops Pop Up na Rua do Almada em conceito concept store

17 Jan 2014, 18:25

Texto de Rafael Ferreira

Ideias

Workshops Pop Up na Rua do Almada em conceito concept store

Abriu a 7 de Dezembro na Rua da Almada, 275, um espaço que promove workshops aos fins-de-semana.

A Workshops Pop Up, assim se chama o novo estabelecimento comercial daquela artéria da baixa do Porto, também está preparado para a venda de produtos, através do aluguer ao metro.

“Antigamente organizávamos exclusivamente workshops. Neste momento, temos uma workshop pop up concept store, que é uma loja alargadíssima que engloba todo um lifestyle e venda de produtos”, explicou à Praça Rita Almada, a promotora do novo espaço.

Associadas a este original estabelecimento estão as seguintes marcas: Up Boutique (Raquel Prates), Bloogirls, DR Jewellery (Diana Rodrigues), Pulp Fashion, Livraria Bertrand, Azeite Occidens, All From Boats – mobiliário, B.A.R.T. – Bring Art to your Surf, Cool Soft & Chic e Dom Kaco. Algumas destas marcas já estão à venda no espaço, enquanto “outras chegam dentro de dias”, afiança a responsável.

Antes de abrir a Workshops Pop Up na Rua do Almada, Rita colaborou com outros projectos semelhantes. “Eu já organizo workshops há muitos anos. Primeiro trabalhei com uma marca de café premium e, através da minha empresa, sempre organizámos eventos que tinham a ver com show coocking ou workshops. Depois trabalhei quase um ano com o NorteShopping, até que fomos para o Passeio dos Clérigos, na perspectiva de promover o local, numa acção de marketing“, resume.

O próximo curso organizado pela Workshops Pop Up realiza-se já este sábado, dia 18, é dedicado ao tema “Hortas e Aromáticas de Inverno” e conta com a presença da engenheira agrónoma Maria Guadalupe.

Lupi, como é conhecida, é filha de portugueses, mas viveu desde pequena no México, tendo-se formado, mais tarde, nos Estados Unidos da América. De regresso a Portugal, Lupi coordena um projecto chamado “Plants at Home”, que explora o conceito de pequenas e transportáveis hortas biológicas ou jardins.

Este sábado, “vai ensinar o método square foot garden e como preparar horta e aromáticas de Inverno”, explica Rita Almada.

“Durante o workshop, a Lupi também explica que plantas ajudam a desenvolver outras plantas, bem como a matar pragas”, refere a empresária, que informa que até agora os workshops têm sido sobretudo “sobre culinária”.

Arquitectas na cozinha

No dia 1 de Fevereiro – estava previsto que, no dia 26 de Janeiro, houvesse workshop com o chefe pasteleiro do restaurante Belcanto, de Lisboa, mas esse evento teve de ser cancelado –, há o workshop “Sobremesas para o chá” com “uma jovem pasteleira, que se chama Joana Gonçalves, uma pâtissier, que tem trabalhado com o top dos pasteleiros de todo o mundo”.

“A filosofia dela é aprender. A Joana é formada em Arquitectura, mas a sua grande paixão é pastelaria. Enquanto trabalhou como arquitecta, ela ia para França, durante as férias, fazer workshops de pastelaria. E para seguir com o seu sonho começou a estagiar com a nata da nata”, explica Rita Almada.

No segundo fim-de-semana de Fevereiro, uma arquitecta italiana marcará presença no Workshops Pop Up para demonstrar os seus molhos para massas, no workshop “Molhos para massas”. “Depois, no dia 8 de Fevereiro vamos ter a Raffaela Panica, que é uma arquitecta que junta o seu trabalho  ao lançamento de uma marca de molhos para massas (Caspiuta Food) . A Raffaela é uma napolitana a viver no Porto há meia duzia de anos e tem muito jeito para cozinha. Começou por fazer workshops em casa para amigos e tem esgotado todos os nossos eventos”, explica Rita.

Como o espaço de Rita Almada é temporário, como o próprio nome indica, quando a empresária oferece um cartão aos clientes que passam pela sua loja, esse papel nunca indica a morada do seu estabelecimento. A ideia é “fazer workshops em locais esperados e outros menos esperados”. Por isso,”o site e a página do Facebook são a mais fonte fidedigna para as pessoas saberem” onde os workshops se realizam, explica a responsável.

Saiba ainda que os próximos workshops têm um custo de 25 euros por pessoa e por workshop (com duração de 2h30 a 3h).