Image de Componente comercial e jovens criadores são apostas da 34.ª edição do Portugal Fashion

Fotos: Arq/Miguel Oliveira

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Imagem de Componente comercial e jovens criadores são apostas da 34.ª edição do Portugal Fashion

20 Mar 2014, 13:25

Texto de Redação, com Lusa

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Componente comercial e jovens criadores são apostas da 34.ª edição do Portugal Fashion

O reforço de investimento na componente comercial e a continuação da aposta nos jovens criadores são as linhas mestras do 34.º Portugal Fashion, que arranca em Lisboa, no dia 26, e decorre depois no Porto até 29.

Sob o tema “Organic”, no próximo Portugal Fashion haverá 28 desfiles, participando 22 criadores e 17 marcas, num evento que, pela quinta vez consecutiva, arranca em Lisboa, seguindo depois para o seu quartel-general, a Alfândega do Porto.

Em antecipação à agência Lusa, o director do Portugal Fashion, Manuel Lopes Teixeira, destacou o reforço de investimento na componente comercial com a segunda edição do showroom Brand Up, havendo um “reforço de mobilização” de compradores e jornalistas estrangeiros.

“Tivemos um bom feedback por parte dos compradores internacionais e tivemos até pedidos para que se pudesse fazer mais vezes. Alguns vêm mais cedo porque vão aproveitar para visitar algumas empresas portuguesas”, explicou.

O Brand Up, que decorre em paralelo com os desfiles, é uma mostra de colecções de criadores e marcas de vestuário, aberta ao público em geral mas dirigida sobretudo a agentes de compras, nomeadamente estrangeiros, estando presentes nomes como Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Luís Buchinho, Concreto, Vicri ou Susana Bettencourt.

Manuel Lopes Teixeira destacou ainda a aposta continuada no Bloom, espaço dedicado aos jovens criadores.

“Estamos a conseguir consolidar esta nova vaga de criadores. Vamos ter dentro do Bloom a apresentação de um desfile colectivo para os finalistas do concurso que nós lançámos. No Portugal Fashion vamos conhecer o vencedor deste ano”, disse.

No dia 26, o arranque do evento decorre com os desfiles dos consagrados Storytailors e a dupla Alves/Gonçalves, para além dos jovens criadores do Bloom HIBU e João Melo Costa, em que serão apresentadas as colecções para o Outono/Inverno 2014-2015.

A partir do dia 27 e até ao dia 29, o 34.º Portugal Fashion – organizado pela Associação Nacional de Jovens Empresários (ANJE) – chega à Alfândega do Porto, onde nomes firmados como Luís Buchinho, Fátima Lopes, Luís Onofre, Miguel Vieira, Katty Xiomara, Anabela Baldaque, Diogo Miranda ou Júlio Torcato apresentam as suas propostas para a próxima estação.

Por seu turno, regressam à passerelle os designers emergentes Daniela Barros, Estelita Mendonça, Hugo Costa e Susana Bettencourt, criadores que “têm sido alvo de grande atenção por parte do público especializado, tanto em Portugal como em eventos internacionais”.

“Na actual conjuntura manter sempre os consagrados com uma presença forte é uma situação de sublinhar”, disse o responsável.

Manuel Lopes Teixeira destacou ainda o facto de todos os criadores e marcas que colaboram com o Portugal Fashion estarem “a fazer um esforço enorme do ponto de vista internacional”.

“O sinal mais estratégico que se percebe deste programa tem a ver com este esforço que o Portugal Fashion procura consolidar e até levar mais por diante no plano internacional”, evidenciou.

O responsável enfatizou ainda um “investimento num cenário fortíssimo” que segue “as opções de linha estética de referência internacional: sempre clean, mas forte”.