Image de Tu fazes a diferença

Foto: Arq/Hugo Magalhães

30 Set 2015, 20:15

Texto de

Opinião

Tu fazes a diferença

São vários os momentos e os exemplos que nos demonstram que tem existido um aumento da participação cívica entre os jovens e estudantes do Ensino Superior em vários setores da sociedade: o cada vez maior número de grupos estudantis e associações nas diversas faculdades e escolas ou a participação constante em ações e projetos de voluntariado são reflexo dessa positiva realidade.

Imagem de perfil de Porto Aberto

Envie-nos a sua opinião para geral@porto24.pt. Diga-nos o que pensa sobre os temas essenciais para a vida da cidade e da região.

No entanto, tem-se evidenciado uma perigosa apatia e indiferença em relação à participação na vida política. O recente estudo de Marina Costa Lobo “Emprego, Mobilidade, Política e Lazer: situações e atitudes dos jovens portugueses numa perspetiva comparada” evidencia uma realidade brutal: mais de 57% dos jovens entre os 15 e os 24 anos não revela qualquer interesse em política.

O nosso envolvimento nas questões políticas é crucial para o desenvolvimento e crescimento do nosso país. É neste sentido que temos de fazer diferente. Mentaliza-te: tu fazes a diferença. Com eleições legislativas à porta, somos todos chamados a decidir o futuro do país. Votar é muito mais do que um direito, é mesmo um dever.

Temos liberdade e fazemos questão de escolher quase tudo no nosso dia a dia: o que comer, o que vestir, o que calçar, onde ir, com quem sair… Temos vontade de decidir sobre praticamente todas as questões que se nos apresentam, algumas de tão duvidosa relevância. Vamos deixar que decidam por nós o futuro do país para os próximos 4 anos? Não!

Por isso, o meu apelo é para que não te deixes cair na apatia da não participação. Portugal precisa de ti, do teu voto informado, interessado e consciente. Informa-te e intervém. Vasculha as redes sociais, conhece as propostas dos diversos partidos. Encontra mais informação em www.reagevota.pt. Ainda vais a tempo.

Não deixes que decidam o teu futuro por ti.

No próximo dia 04 de outubro, RE(AGE). VOTA!

Daniel FreitasEste artigo foi escrito por Daniel Freitas, presidente da Federação Académica do Porto, a convite do P24.

Opinião

No Porto24, contamos as histórias que fazem o dia-a-dia do Grande Porto. A nossa missão é ser também um espaço de reflexão e debate. A Opinião é uma plataforma animada por um conjunto de intervenientes e observadores atentos da cidade, que escrevem com regularidade.