Image de Porto.

Foto: Cláudia Silva

1 Dez 2016, 14:14

Texto de

Opinião

Porto.

Porto. É o texto de despedida de um ano que termina e de um ciclo que encerro, pelo menos temporariamente.

Imagem de perfil de Isabel Barros

Isabel Barros é coreógrafa e exerce atualmente as funções de diretora do Balleteatro, do Teatro de Marionetas do Porto e do Museu das Marionetas do Porto.

Ao longo de 2016 escrevi um texto por mês, inspirada pelo lugar, pela cidade onde cresci e onde todos os dias descubro o novo, como se tivesse a clara impressão de um futuro que está sempre para lá de nós.

Nesse futuro tento participar, de uma forma diria quase missionária. E é bom ver uma cidade florescer.

Hoje escrevo com luzes no coração, a pensar no Natal, essa época originalmente dedicada ao nascimento anual do Deus Sol, tão especial e tão delicada que provoca facilmente um misto de alegria e tristeza.

A Câmara Municipal do Porto inaugura dia 1 de Dezembro as luzes de Natal e em simultâneo a Árvore será erguida em frente aos Paços do Concelho.

Com a estrela no topo da Árvore, ela atingirá 30 metros de altura e fará o encanto de todos que por ali passem ocasionalmente ou propositadamente. A Árvore será o lugar de encontro de um sopro de Natal vivido em comunhão pública.

O branco quente, dourado e os pormenores azuis farão uma decoração azul sobre ouro, e irão vestir a cidade de um encanto especial.

É Natal e o brilho provoca a fraternidade, a comunhão o bem-estar, e uma cidade também é isso, esse sentido de união, de abraço coletivo.

No meu primeiro texto de 2016 terminei com esta frase: No primeiro dia do ano, ao som da chuva, consigo imaginar mais um ano cheio de um brilho Azul do Porto ponto.

Neste último texto do ano, termino assim: no final deste ano, ao som da chuva, despeço-me dos leitores com um abraço azul céu, a pensar numa cidade que é um sentimento mais que um lugar.

Obrigada Porto 24

Obrigada, a todos, feliz 2017

Isabel Barros

Opinião

No Porto24, contamos as histórias que fazem o dia-a-dia do Grande Porto. A nossa missão é ser também um espaço de reflexão e debate. A Opinião é uma plataforma animada por um conjunto de intervenientes e observadores atentos da cidade, que escrevem com regularidade.