Image de + Porto

Foto: Bruna Pereira

4 Jul 2017, 13:15

Texto de

Opinião

+ Porto

Os Jardins do Palácio de Cristal são lugares de beleza e encanto. Lugares de memória, lugares de presente e abertos ao futuro.

Imagem de perfil de Isabel Barros

Isabel Barros é coreógrafa e exerce atualmente as funções de diretora do Balleteatro, do Teatro de Marionetas do Porto e do Museu das Marionetas do Porto.

Nos últimos anos têm sido habitados de uma forma muito especial, tendo-se tornado um espaço descontraído e com uma enorme capacidade de ser lugar de projetos muito diversos.

Passar os grandes portões de acesso pode valer uma entrada para uma nova experiência. Desde logo, a descoberta de jardins encantadores, com vistas privilegiadas sobre a cidade, grandes exposições na Galeria Municipal da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, a fantástica Feira do Livro, Noites Rituais, Trengo Festival de Circo, Festival Zen, só para citar alguns exemplos que ao longo do ano transformam o espaço num lugar que os portuenses tanto gostam.

Em Julho há + Porto nos Jardins do Palácio de Cristal. O Cidade Mais volta na sua 4ª edição, para num ambiente descontraído falar sobre a sustentabilidade e o ambiente. Sendo um projeto com o qual muito simpatizo desde o primeiro momento, pela afinidade com a sua essência: a celebração da sustentabilidade e do ambiente, dedico parte deste texto ao Cidade Mais, pela pertinência, pela capacidade de juntar parceiros e envolver tantas pessoas unidas pela vontade de um futuro que seja mais, mesmo quando o mais nos faz pensar em ser menos.

Parece-me muito importante este tempo de reflexão e encontro, para descobrir novas formas de enfrentar o desperdício, para aprender a cuidar e colaborar de forma simples em vários aspetos do nosso dia-a-dia, de forma a contribuir para uma vida melhor neste lugar terreno, onde temporariamente habitamos, por vezes de forma apressada e desatenta.

Por isso, quero ser mais.

E numa cidade como o Porto, momentos como este são uma oportunidade para aumentar a cumplicidade, cativar e sobretudo inspirar mais pessoas de todas as idades para em conjunto sermos mais.

Um aplauso para a organização, para todos os que colaboram e para o parceiro principal a Câmara Municipal do Porto.

Mais Porto Ponto.

Opinião

No Porto24, contamos as histórias que fazem o dia-a-dia do Grande Porto. A nossa missão é ser também um espaço de reflexão e debate. A Opinião é uma plataforma animada por um conjunto de intervenientes e observadores atentos da cidade, que escrevem com regularidade.