3 Ago 2012, 11:29

Texto de

Opinião

Incêndio causado por inanição

Se a “Porto Menu” queria ofender Rui Rio, podia ter colocado na capa uma foto do interior do Bolhão e não do exterior. E sem necessidade de a alterar digitalmente.

Encontrei recentemente um número daquela afamada revista, a “Porto Menu”, que me chamou a atenção porque tinha uma estranha correção: uma jeitosa fita da cor do edifício do Bolhão tapava o dizer “Rio és um F.D.P.”. Chamo-a estranha porque não é aquele corretor que vai alterar o que seja na situação provocada pela publicação daquela fotografia (aparentemente alterada digitalmente) na capa, nem impedir o leitor de reparar que havia ali qualquer outro elemento e, pelo contrário, pode até mesmo chamar ainda mais a atenção para o “defeito”. Da mesma forma que ter processado a revista não fez com que o seu editor se calasse ou pedisse desculpa, pelo contrário afrontou mais do que uma vez Rui Rio.

Rui Rio chegou à Câmara do Porto com meia-dúzia de ideias, uns quantos amigos, muitos votos e ainda mais certezas. Chamou nomes aos seus adversários, criou um sítio onde permitia patifarias contra a oposição, comprou guerras que lhe dessem visibilidade e puxou as orelhas a quem o incomodava. Campeou na adversidade e somou “inimigos”, e chegou a vez do Bolhão. Os organismos do Estado lembraram-se de cumprir as suas regras, os comerciantes achavam que tinham direitos, os munícipes deram alternativas e as oposições estavam com eles… Pois, haveria de ser contra tudo e contra todos.

Passaram 7 anos, e o Bolhão continua com as estacas a mantê-lo em segurança. São como as fitas corretoras que tapam as asneiras que se fizeram. Há alguns comerciantes que resistem, muitos turistas que se desencantam, incêndios que surgem quase que por tristeza do edifício, como num romance de realismo mágico sul-americano (tal como sucedeu no antigo Instituto Francês da Praça da República e nos edifícios paralelos do Tribunal do Trabalho na Rua da Boavista).

Se a “Porto Menu” queria ofender Rui Rio, podia ter colocado na capa uma foto do interior do Bolhão e não do exterior. E sem necessidade de a alterar digitalmente.

Filinto Melo escreve segundo o novo acordo ortográfico

Opinião

No Porto24, contamos as histórias que fazem o dia-a-dia do Grande Porto. A nossa missão é ser também um espaço de reflexão e debate. A Opinião é uma plataforma animada por um conjunto de intervenientes e observadores atentos da cidade, que escrevem com regularidade.