4 Mar 2013, 10:36

Texto de

Opinião

Grândola

,

Os pobres não são livres. Enquanto isto só foi verdade para a pobreza tradicional nunca houve manifestações coletivas, muito menos da magnitude do Que se lixe a Troika.

Passados os momentos empolgantes que vivemos nas ruas e praças com o Que Se Lixe A Troika (QSLT) de sábado, que lição pode tirar cada um de nós? Vou expor em poucas linhas a que tirei, a partir das palavras emoção, celebração, Grândola, liberdade.

Emoção. A Praça da Canção, título emblemático dum livro de poesia de Manuel Alegre, voltou a acontecer nas nossas ruas e praças. José Afonso ia gostar de saber que continua incómodo e que espalhou de novo o mistério que se desprende das suas canções. Sempre que acontece um exercício de liberdade a democracia sai a ganhar e os políticos que governam, quando são inteligentes, escutam, refletem, tiram conclusões. Mas para isso é preciso que sejam inteligentes…

Celebração. Ao vermo-nos tantos por tantas cidades de Portugal temos a consciência de corpo coletivo. A Grândola funciona como símbolo unificador, como tem de acontecer em qualquer celebração. Se fosse missa era um Hossana, se fosse futebol era Campeões. Assim é a Grândula dentro de ti ó cidade. Foi na cidade de cada um, do norte ao sul, foi na cidade de todos, que é a cidadania.

A dimensão ritual das manifestações do QSLT é importante, porque os rituais criam e reforçam identidade e convicções. É por isso que os políticos com défice democrático não gostam de manifestações e apelam muito à ordem. Quem vai em ordem são os carneiros no rebanho. Uns governam e outros obedecem, uns são pastores e outros carneiros. Eis o que as manifestações põem em causa: os milhares que ali estão não são um rebanho e saem das praças onde estiveram mais convictos do facto. É por isso que os políticos com défice democrático não gostam de manifestações e apelam à ordem – não gostam que o carneiro saia da cerca, quando sai da cerca sentem-se cercados.

Grândola. Grândola tem andado à solta. José Mário Branco – o mesmo do fabuloso fmi – cantou já há muitos anos que a canção é uma arma de montaria. As pessoas voltam agora a servir-se da canção para algo mais do que estética ou entretenimento. A canção é uma arma, o povo é quem mais ordena – foi o que ouvimos entoado por muitos milhares.

Um tanto surpreendentemente, fomos recuperar um símbolo da liberdade. Surpreendentemente porque os senhores à força mandadores  sem lei – é agora Zé Afonso em Os Vampiros – pensavam-nos já anestesiados. Contaram com a inércia das massas, acharam-nos prontos para aguentar sem reagir esta forma de exercer poder sobre as nossas vidas que é jogar à finança com o dinheiro do nosso trabalho e das nossas pensões, convencendo-nos de que tem de ser assim porque não temos cabeça e andámos a gastar muito. Quem é que não teve cabeça em tudo quanto levou à crise mundial de 2008? E quem não tem tido cabeça no modo como quer reparar os estragos causados na economia real pelos jogos de casino da finança internacional? Quem acha que pode governar a fazer contas a défices e controles orçamentais sem se importar de provocar destruição social e desesperança em milhares de pessoas?

Liberdade. O que mostra o facto de tanta gente ter sido sensível ao apelo do QSLT e ter saído à rua? Finalmente percebeu-se  que as questões económicas atingem profundamente a liberdade. Os pobres não são livres. Enquanto isto só foi verdade nos grupos atingidos pela pobreza tradicional nunca houve manifestações coletivas, muito menos da magnitude do QSLT. Mas agora atingiu grupos sociais do espectro da classe média. E as classes médias foram para a rua, foram velhos e novos, pobres e remediados, ex-remediados que agora se sentem pobres, desempregados e ameaçados pela precaridade laboral, pessoas com emprego estável mas que sentem o produto do seu trabalho atingido pela irracionalidade duma austeridade que emana de decisões políticas duvidosas. E saiu à rua gente apenas porque se sente revoltada com o espetáculo que a mediocridade política europeia e nacional nos tem oferecido.

Mas, no meio dos milhares que gritaram palavras de ordem para derrubar o governo, muitos são os mesmos que ajudaram Pedro Passos Coelho a tornar-se primeiro ministro. E numa altura em que, pelo modo como ele liderava no seu partido a oposição a Sócrates, era já nítido o seu modo de pensar e as suas intensões políticas. Pelos vistos muitos dos que agora se manifestam não repararam. Pedro Passos Coelho não foi uma surpresa, ministros como Gaspar eram expectáveis, conselheiros como António Borges eram quase certos, de modo a darem continuidade em Portugal à expansão neoliberal. Só não sabíamos que, afinal, Passos Coelho era ainda melhor do que Sócrates a dizer uma coisa e a fazer outra. “Basta de sacrifícios!” – sentenciou, ao justificar a não aprovação de mais um pacote de austeridade que o governo do PS se preparava para pôr em prática. 

Os líderes são contraditórios, mas o povo também. Ainda agora vimos isso em Itália: Berlusconni quase ganhava, há ainda quase um em cada três italianos que não acha estranho um homem daqueles poder estar à frente dum país civilizado…

Luís Fernandes escreve segundo o novo acordo ortográfico

  1. Simão says:

    Grande Crónica. A parte final dela prende-se com algo que também tenho refletido – a temível ilusão das massas ante as crises faz com que acreditem nos “iluminados”. Agora, à custa daqueles que votaram nos que lá estão, andamos todos a pagar pelo mesmo. Mas a democracia é isto mesmo. O Governo pode ter representatividade porque foi eleito, mas não tem mais legitimidade porque já não se aguentam as atrocidades que dele emanam. Rua!

    Citando Zeca:

    “São os mordomos do Universo todo
    Senhores à força mandadores sem lei
    Enchem as tulhas, bebem vinho novo
    Dançam a Ronda no Pinhal do Rei”

    Abraço,
    Simão

  2. Ana Cristina MArtins says:

    Belíssimo texto, a fazer viver toda a emoção do 2 de Março e a elevar o pensamento em seu torno. Um aplauso entusiástico.

  3. eduardo mascarenhas says:

    mais uma crónica do óbvio da treta…ao nível das famosas conversas da treta, maneira tão sui generis que tem o portugues de pensar o mundo onde vive…acha mesmo que é nos politicos que se resolve o problema? quem paga aos politicos? quem dirige os politicos? enquanto se trocarem politicos a merda é a mesma…que comecem a pensar no sistema financeiro e se calhar ai começamos a resolver alguma coisa…na promiscuidade da finança e dos interesses…enquantos se andar aos politicos anda-se aos gambozinos, com festarolas e cantarolices…

  4. Luiza Nunes says:

    Boa análise do que se passou no 2 de Março. Faz-me lembrar uma frase do Ghandi que é mais ou menos isto: A maior opressão é a miséria. É isso que querem fazer connosco: tornar-nos tão pobres que não tenhamos mais força para nos rebelarmos. Espero que isso não chegue a acontecer e que os portugueses continuem a unir-se contra este empobrecimento feito de má fé contra pessoas que apenas querem aquilo a que têm direito e que além de estarem a ser espoliadas ainda se procura induzi-las a pensar que são culpadas por terem gasto mais do que deviam. Quem gastou mais foram os governos, os bancos e todos os golpistas à volta deles, não fomos nós!

  5. José Bastos says:

    Em parte de acordo com o Eduardo Mascarenhas. Já não se trata de uma questão de políticos, trata-se mais do próprio sistema que tem que ser alterado para que os governantes e o capital não possam continuar impunemente a fazer o que lhes apetece com a costas quentes pela ‘sua’ democracia. Não vale a pena chorar ou manifestar se não houver maneira, paralela, de os obrigar a cumprir o que prometeram e para o que foram eleitos, nem que seja à força. E é disso que eles se têm que convencer… e recear. O governo devia ser como um treinador de futebol: se ao fim de algum tempo não mostrasse capacidade para defender os verdadeiros interesses da Nação… RUA. E sem direito a qualquer indemnização.

  6. Pingback: Grândola
  7. Filomeno Pina. says:

    Pois é (…) depois do primeiro 25 de Abril de 74, hoje o que está a acontecer por todo o País se provocar outro “25”, duvido que seja com cravos ou rosas vermelhas a enfeitar o buraco da espingarda, não, esse romantismo deu o que tinha a dar, e pergunto, será que a canção deixará de ser uma arma???
    Eles brincam com o fogo e, isto pode começar a arder, só.
    Djarama. Filomeno Pina.

  8. Estou em crise psicológica – conforme o tempo vai avançando, entrincheirado pelas palavras desumanas e arrogantes deste 1. ministro e, na prática, pelas suas medidas, mais desejo aquilo que mais detesto, a violência física. E, temo que só quando um destes energúmenos for assassinado, eles repensem a verdadeira situação deste povo.

  9. agostinho says:

    Brilhante quer na forma quer na substancia. uma reflexão contemporânea. continua, pois o caminho é do caminhante e causa é de um mundo Melhor, fraterno e de paz e de convivência salutar inter pares.

  10. Nós, do Movimento Alternativa Socialista (MAS), temos as nossas propostas, que gostaríamos de apresentar e debater com todos e todas que nos quisessem ouvir. Uma das que consideramos mais importantes é a da suspensão do pagamento da dívida externa, seguida de auditoria para determinar as responsabilidades pela sua criação. A dívida é o nó górdio da nossa situação de dependência económica e justifica os programas de austeridade a que temos sido submetidos. Outro tema que temos de discutir sem tabus é o da nossa integração à comunidade do euro, para analisar as consequências da permanência do país na moeda única. Do ponto de vista político, a nossa proposta é a unidade da esquerda – PCP, Bloco de Esquerda, socialistas antitroika, independentes e partidos e movimentos de esquerda – para criar uma alternativa ao rotativismo direita-PS.

  11. Pingback: Divorce Lawyer
  12. Pingback: Best Buy Coupons
  13. Pingback: Oakville painter
  14. Pingback: business idea
  15. Pingback: Click
  16. Pingback: mSpy
  17. Pingback: auto insurance
  18. Pingback: Flooring
  19. Pingback: commonwealth tower
  20. Pingback: afsdfasdgfhdfgh
  21. Pingback: Cover Girl Chart
  22. Pingback: Couture Corsets
  23. Pingback: live forex rate
  24. Pingback: Casino Online
  25. Pingback: royal wharf
  26. Pingback: atlanta
  27. Pingback: ?bet365 uk
  28. Pingback: Smoking Robe
  29. Pingback: CJ Banks Coupons
  30. Pingback: aktoploika
  31. Pingback: Washington DC
  32. Pingback: minecraft gratuit
  33. Pingback: Viio at Balestier
  34. Pingback: w100s phone
  35. Pingback: power banks
  36. Pingback: telefon sex
  37. Pingback: telefon sex
  38. Pingback: camsex
  39. Pingback: telefonsex
  40. Pingback: advisors
  41. Pingback: camsex
  42. Pingback: telefonsex
  43. Pingback: telefonsex camsex
  44. Pingback: telefon sex
  45. Pingback: telefonsex
  46. Pingback: prolimehost
  47. Pingback: telefon sex
  48. Pingback: telefonsex
  49. Pingback: telefonsex
  50. Pingback: jobs in dubai
  51. Pingback: ???, ???????
  52. Pingback: Blog
  53. Pingback: vapor liquid
  54. Pingback: Argos Products
  55. Pingback: autobusu nuoma
  56. Pingback: Buy Drugs Online
  57. Pingback: Vietnam airlines
  58. Pingback: herbalife
  59. Pingback: herbalife
  60. Pingback: herbalife
  61. Pingback: read more
  62. Pingback: recipes
  63. Pingback: viagra
  64. Pingback: payday loans
  65. Pingback: Jim Easley
  66. Pingback: bæresele
  67. Pingback: nyfødt
  68. Pingback: child porn
  69. Pingback: warez
  70. Pingback: casino
  71. Pingback: warez
  72. Pingback: child porn
  73. Pingback: casino
  74. Pingback: dr oz lose weight
  75. Pingback: btvsolo
  76. Pingback: bForex scam
  77. Pingback: viagra online
  78. Pingback: bForex set-up
  79. Pingback: bForex company
  80. Pingback: viagra
  81. Pingback: tarjetas plasticas
  82. Pingback: tarjetas plasticas
  83. Pingback: viagra
  84. Pingback: tarjetas plasticas
  85. Pingback: Kamagra
  86. Pingback: tarjetas plasticas
  87. Pingback: tarjetas plasticas
  88. Pingback: tarjetas plasticas
  89. Pingback: rachat de credit
  90. Pingback: computer
  91. Pingback: find out more
  92. Pingback: find out more
  93. Pingback: viagra
  94. Pingback: gambling casinos
  95. Pingback: gambling casinos
  96. Pingback: oglak burcu
  97. Pingback: psle science
  98. Pingback: seo company uk
  99. Pingback: buy traffic
  100. Pingback: youtube.com
  101. Pingback: buy traffic
  102. Pingback: YouTube
  103. Pingback: Android Hacks
  104. Pingback: buy traffic
  105. Pingback: jiu jitsu gi
  106. Pingback: karate gi
  107. Pingback: rao vat
  108. Pingback: bjj gi
  109. Pingback: Payday Loans
  110. Pingback: semstar
  111. Pingback: hot training
  112. Pingback: jump manual review
  113. Pingback: tarjetas plasticas
  114. Pingback: burçlar
  115. Pingback: burçlar
  116. Pingback: burçlar
  117. Pingback: diatomaceous earth
  118. Pingback: diatomaceous earth
  119. Pingback: gullible fool
  120. Pingback: gunblood 2
  121. Pingback: tutorial excel
  122. Pingback: Accutane
  123. Pingback: makeup tips
  124. Pingback: click here
  125. Pingback: Accutane
  126. Pingback: mesothelioma
  127. Pingback: bookkeeping nz
  128. Pingback: find out here
  129. Pingback: mesothelioma
  130. Pingback: best pull up bar
  131. Pingback: viagra auckland
  132. Pingback: best pull up bar
  133. Pingback: Mehandi Designs
  134. Pingback: viagra auckland
  135. Pingback: Accutane
  136. Pingback: Mens Suits
  137. Pingback: Mehandi Designs
  138. Pingback: Accutane
  139. Pingback: alarmas
  140. Pingback: alarmas
  141. Pingback: alarmas
  142. Pingback: alarmas
  143. Pingback: Education
  144. Pingback: free bets
  145. Pingback: slendera
  146. Pingback: free bets
  147. Pingback: Accutane
  148. Pingback: slendera
  149. Pingback: medyum
  150. Pingback: medyum
  151. Pingback: medyum
  152. Pingback: e cig
  153. Pingback: Forum Semprot
  154. Pingback: payroll services
  155. Pingback: payroll services
  156. Pingback: payroll services
  157. Pingback: Forum Semprot
  158. Pingback: vnexpress news
  159. Pingback: hayday cheats
  160. Pingback: handyman
  161. Pingback: Emergency Dentist
  162. Pingback: hay day hileleri
  163. Pingback: free bets
  164. Pingback: free bets
  165. Pingback: incil
  166. Pingback: Naperville Dentist
  167. Pingback: Games
  168. Pingback: Games
  169. Pingback: leather sofas
  170. Pingback: bForex scam
  171. Pingback: bForex company
  172. Pingback: bForex scam
  173. Pingback: bForex set-up
  174. Pingback: bForex scam
  175. Pingback: bForex scam
  176. Pingback: eyeglasses
  177. Pingback: bForex scam
  178. Pingback: bForex scam
  179. Pingback: beton cir�
  180. Pingback: dvd movies
  181. Pingback: man weight loss
  182. Pingback: click here
  183. Pingback: panorama condo
  184. Pingback: sztachety PCV
  185. Pingback: caramoan package
  186. Pingback: from here
  187. Pingback: Submitcore SEO
  188. Pingback: Hack Cheat Tool
  189. Pingback: Viagra
  190. Pingback: Submitcore SEO
  191. Pingback: Viagra.
  192. Pingback: Modern sofas
  193. Pingback: Modern sofas
  194. Pingback: Viagra.
  195. Pingback: Viagra.
  196. Pingback: pooping blood
  197. Pingback: internet modeling
  198. Pingback: Modern sofas
  199. Pingback: Modern sofas
  200. Pingback: Modern sofas
  201. Pingback: Modern sofas
  202. Pingback: Custom patches
  203. Pingback: Boy Scout Patches
  204. Pingback: dominicandentis
  205. Pingback: dominicandentis
  206. Pingback: jquery slider
  207. Pingback: jquery slider
  208. Pingback: Nuvida
  209. Pingback: porn movie
  210. Pingback: porn movie
  211. Pingback: cheap cialis
  212. Pingback: cheap cialis
  213. Pingback: child porn
  214. Pingback: child porn
  215. Pingback: xamthone
  216. Pingback: chevachi
  217. Pingback: cheap vibrators
  218. Pingback: Raheem
  219. Pingback: xamthone
  220. Pingback: chevachi
  221. Pingback: chevachi
  222. Pingback: chevachi
  223. Pingback: chevachi
  224. Pingback: see this
  225. Pingback: click here
  226. Pingback: crest floor plans
  227. Pingback: shoes
  228. Pingback: bitcoin
  229. Pingback: Viio showflat
  230. Pingback: deer antler spray
  231. Pingback: Arganolie
  232. Pingback: karachi ship
  233. Pingback: virus
  234. Pingback: virus
  235. Pingback: pet waste bags
  236. Pingback: doggie bags
  237. Pingback: lap trinh iOS
  238. Pingback: dog waste bags
  239. Pingback: lap trinh iOS
  240. Pingback: One Down One To Go
  241. Pingback: foto auf leinwand
  242. Pingback: fotoblog
  243. Pingback: foto auf leinwand
  244. Pingback: fotoblog
  245. Pingback: foto auf leinwand
  246. Pingback: jocuri 3d
  247. Pingback: sushime
  248. Pingback: sushime valence
  249. Pingback: jocuri 3d
  250. Pingback: sushime valence
  251. Pingback: sushi me valence
  252. Pingback: Class 4 softswitch
  253. Pingback: telefon sex
  254. Pingback: polictics blog
  255. Pingback: car detailing
  256. Pingback: telefonsex
  257. Pingback: telefonsex
  258. Pingback: telefonsex bild
  259. Pingback: telefonsex
  260. Pingback: ltc
  261. Pingback: ?sex timisoara
  262. Pingback: go here
  263. Pingback: primary 5 science
  264. Pingback: caramoan
  265. Pingback: puahate owner
  266. Pingback: puahate owner
  267. Pingback: puahate owner
  268. Pingback: puahate owner
  269. Pingback: puahate owner
  270. Pingback: Auto Locksmith
  271. Pingback: serkan
  272. Pingback: serkan
  273. Pingback: serkan
  274. Pingback: free webcams
  275. Pingback: free webcams
  276. Pingback: free webcams
  277. Pingback: pre owned rolex
  278. Pingback: jaeger-lecoultre
  279. Pingback: Kirby K. White
  280. Pingback: free webcams
  281. Pingback: Cheap Viagra
  282. Pingback: Free Sex Webcams
  283. Pingback: Free Sex Webcams
  284. Pingback: Free Sex Webcams
  285. Pingback: Free Sex Webcams
  286. Pingback: sztachety PCV
  287. Pingback: ogrodzenia PCV
  288. Pingback: Molly
  289. Pingback: buy viagra cheap
  290. Pingback: Alayna
  291. Pingback: buy viagra cheap
  292. Pingback: Connor
  293. Pingback: best weight loss
  294. Pingback: buy viagra cheap
  295. Pingback: Nathaniel
  296. Pingback: AsoniC Roofing LTD
  297. Pingback: payday loans
  298. Pingback: Medicine
  299. Pingback: PayDay loans
  300. Pingback: PayDay loans.
  301. Pingback: payday loans,
  302. Pingback: diet
  303. Pingback: hack-games.info
  304. Pingback: CTO Networks
  305. Pingback: generic viagra
  306. Pingback: property turkey
  307. Pingback: property turkey
  308. Pingback: ideal realestate
  309. Pingback: ideal realestate
  310. Pingback: ideal realestate
  311. Pingback: antalyarealestates
  312. Pingback: antalyarealestates
  313. Pingback: p4 maths
  314. Pingback: ??
  315. Pingback: antalyaestate
  316. Pingback: antalyaestate
  317. Pingback: okcu homes
  318. Pingback: okcu homes
  319. Pingback: okcu homes
  320. Pingback: plasma donation
  321. Pingback: buscar empleo
  322. Pingback: iks private
  323. Pingback: vladislav davidzon
  324. Pingback: vibrators
  325. Pingback: Guide algerie
  326. Pingback: tights
  327. Pingback: define depression
  328. Pingback: fetish sex
  329. Pingback: cigar malaysia
  330. Pingback: google
  331. Pingback: buy proxies
  332. Pingback: Logic Type Beat

Opinião

No Porto24, contamos as histórias que fazem o dia-a-dia do Grande Porto. A nossa missão é ser também um espaço de reflexão e debate. A Opinião é uma plataforma animada por um conjunto de intervenientes e observadores atentos da cidade, que escrevem com regularidade.