Glossário

Adsense – Programa de distribuição de anúncios da Google, que permite aos detentores de websites que aderem ao programa exibir anúncios de texto, imagem e, mais recentemente, vídeo nos seus sites. Estes anúncios são fornecidos pela Google, e podem gerar lucro por clique ou por impressões.

Adserver – Tecnologia e serviço que permite aos publishers colocarem de forma simples publicidade nos seus websites, fornecendo também ao anunciante informações sobre o modo como essa distribuição está a ser feita. Desta forma, é possível ao anunciante monitorizar o progresso das diferentes campanhas sem necessitar de intervenção directa do publisher.

Adwords – Plataforma de anúncios Google que permite aos anunciantes anunciar nos resultados de pesquisa neste motor de busca e de forma contextual em sites da rede Google. No Google Adwords, os anunciantes pagam apenas por clique (pay-per click) e podem anunciar em formatos texto ou gráficos/banners.

Afiliado – Site que pertence a um programa de afiliados. Este site tem um acordo com uma campanha para a qual envia tráfego ou gera conversões recorrendo a banners e links colocados no seu site. Em troca recebe uma percentagem dos resultados gerados com este envio de tráfego.

Analytics – Plataforma Google que permite analisar a performance de um website ou de uma campanha de marketing online. Dados como comportamento do utilizador, usabilidade de um site e sucesso de campanhas de search marketing são fornecidos pela ferramenta Analytics.

Banner – Geralmente o termo refere-se a anúncios gráficos (imagem ou flash) colocados em websites, que quando clicados direccionam os utilizadores para landing pages relevantes dos anunciantes.

Banner Expansível – Anúncios em Rich Media, que quando clicados pelo utilizador são ampliados e ocupam uma área maior do que o tamanho original do anúncio, podendo conter uma grande variedade de experiências interactivas e multimédia.

Behavioral Targeting – Através do behavioral targeting é possível identificar os hábitos de navegação e consumo de grupos de utilizadores, permitindo assim a construção de um perfil tipo.

Bid – Definição do preço máximo que se está disposto a pagar de forma a melhorar a posição de um anúncio nos resultados de pesquisa Pay-per-Click (PPC).

Broad Match – Quando um gestor de campanhas PPC especifica que uma palavra-chave seja utilizada em “broad match” (correspondência ampla), o seu anúncio aparecerá sempre que um utilizador escreva essa mesma palavra numa pesquisa. Um fabricante de sapatos com uma grande variedade de oferta poderá usar “broad match” para a palavra “sapato”, e ser incluído em pesquisas por “sapato salto alto” ou “sapato de vela”, mas não por “bota de salto alto”.

Call to Action – Acção solicitada pelo texto ou conteúdo de um anúncio. Poderá solicitar ao utilizador que faça uma compra, assine uma Newsletter, complete um questionário, etc. Um “call to action” bem definido assegura ao anúncio uma maior probabilidade de obter a resposta desejada e, consequentemente, retorno de investimento.

Capping – Ou “Frequency cap” é termo utilizado para a limitação do número de impressões que um determinado anúncio é visualizado por dia por cada utilizador.

Conversão Pós Impressão – Quando existe um lapso temporal entre a visualização inicial de um anúncio por parte do utilizador e a conversão. Muitas vezes um utilizador clica num anúncio, visita outros websites para comparar ofertas ou preços, voltando ao primeiro para realizar a compra ou completar a acção desejada pelo anunciante. Avaliar a campanha com recurso à análise pós impressão é essencial para se ter noção do sucesso ou fracasso de uma campanha.

Cookie – Informação enviada por alguns sites para o computador dos utilizadores em forma de arquivo de texto. Esta informação permite à pessoa que está a gerir o site ter alguma informação sobre os computadores que estão a aceder ao seu site.

CPA – Custo por Aquisição – Numa campanha de modelo CPA o anunciante apenas paga apenas por acções/aquisições como vendas ou registos.

CPC – Custo por Clique – Método através do qual o anunciante paga um montante por cada clique efectuado no seu anúncio.

CPL – Custo por Lead – O anunciante paga apenas um preço fixo por cada lead gerada por um anúncio. Uma lead pode ser um formulário de contacto preenchido, um questionário ou um endereço de email.

CPM – Custo por mil impressões – Sistema através do qual o anunciante paga um montante acordado pela quantidade de vezes que o anúncio é visto pelo consumidor, independentemente da sua acção posterior. Normalmente é acordado um valor por mil impressões.

CTR – Click-through Rate – em português Taxa de Clique. Percentagem de utilizadores que clicaram num anúncio, tendo em conta o total de utilizadores que viram esse mesmo anúncio. Se 20 pessoas viram o anúncio e 10 clicaram o CTR de 50%.

Display Advertising – Publicidade gráfica em páginas de internet em diferentes formatos de banners, tais como imagens estáticas ou animadas, ou media interactivo que inclua elementos de áudio e vídeo.

Dwell (tempo) – O tempo total que o utilizador gasta a interagir com o banner. Esta métrica soma as seguintes acções: o tempo em que o rato esteve on mouse over no banner, utilizador inicia vídeo, utilizador inicia expansão do banner e qualquer outra interacção definida na implementação da criatividade. O tempo vai ser acumulado para cada impressão, independentemente se o mouse foi também estiver fora do anúncio, desde que a acção seja iniciada pelo utilizador.

Engagement – Um dos objectivos da maioria de campanhas de marketing online. Estas têm de ser capazes de promover a interacção entre os utilizadores e marcas/produtos, criando uma relação entre ambos. Método através do qual se converte consumidores ocasionais em consumidores frequentes e fiéis – autênticos Brand lovers.

Exact Match – Quando um gestor de campanhas PPC especifica que uma palavra-chave seja usada com Exact Match (correspondência exacta), o anúncio só aparecerá quando um utilizador escreva essa mesma palavra-chave numa pesquisa. Por exemplo, um distribuidor de sapatos para mulher pode usar correspondência exacta para a palavra-chave “sapatos de noiva”, de maneira que o anúncio apareça apenas numa pesquisa por essa palavra exacta, e não por “sapatos de noiva baratos”.

Home Page – É usado este termo para designar a página de entrada de um site.

Impressão – Uma impressão corresponde a uma visualização do anúncio.

Impression Share – Percentagem de vezes que os anúncios foram exibidos, do número total de possíveis impressões no mercado-alvo.

Interacção – O número total de vezes que o utilizador iniciou uma acção. Este valor inclui cliques, aberturas de expansíveis e desencadeamento de sidekick, início de video ou outras acções definidas na altura de implementação da criatividade.

Keyword – Palavra(s)-chave que os pesquisadores inserem num motor de busca. Este termo pode também se referir às palavras que um gestor de search marketing escolhe para fazer parte de uma campanha.

KPI Key Performance Indicator – Expressão tirada dos manuais de gestão que, neste caso da publicidade online é também conhecido como key success indicator (KSI), KPI’s e proporciona medidas quantificáveis estabelecidas antes de uma campanha começar, que definirão o sucesso e ajudará a empresa a definir e medir o progresso, tendo em conta os objectivos organizacionais.

Landing Page – A página web que o visitante visita depois de clicar numa num anúncio. Os gestores de marketing tentam melhorar a taxa de conversão através de testes variados às landing pages, tais como variantes de navegação, layout, oferta promocional e texto.

Layer – Peça com dimensões variáveis que surge sobre o site que o utilizador está a visualizar, que tem um tempo limitado de exposição e que pode deixar de estar visível por acção do utilizador através de um botão de fechar.

Leaderboard – Banner horizontal.

Links Patrocinados – Lista de anúncios pay per click (PPC) que aparecem tipicamente no lado direito de uma página de resultados de um motor de busca. Também referidos como links patrocinados.

Page Views – É o número de vezes que uma página é mostrada ao utilizador.

Rich Media – Publicidade que contém elementos gráficos ou interactivos mais elaborados do que os banners standard. Estes anúncios permitem uma grande interacção, podendo conter vários elementos multimédia (vídeo, audio, etc.)

Skyscrapper – Banner vertical.

Takeover – Personalização de uma página à imagem do anunciante/marca.

Unique Users / Unique Viewers – É o número de utilizadores únicos que visitaram o site num determinado período, independentemente do número de sessões que iniciaram.

Vídeo Post-Roll – Vídeo com anúncio que surge após a visualização do vídeo que o utilizador seleccionou.

Vídeo Pre-Roll – Vídeo com anúncio antecedendo o vídeo seleccionado pelo utilizador.

Fonte
http://www.novaexpressao.pt/dados.php?ref=glossario