Image de Teatro São João mostra-se em Lisboa

Foto: Arq/João Tuna/TNSJ

11 Jan 2017, 17:21

Texto de Redação, com Lusa

Cultura

Teatro São João mostra-se em Lisboa

Figurinos criados por ‘designers’ como António Lagarto e Cristina Lopes, usados em peças no Teatro Nacional São João (TNSJ) vão ser exibidos, a partir desta sexta-feira, nos museus do Traje e do Teatro e da Dança, em Lisboa.

O diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança, José Carlos Alvarez, sublinhou a importância da mostra por ser a primeira vez que o Teatro Nacional São João apresenta peças de arquivo em Lisboa.

“Vamos receber nesta exposição os trajes originais usados em várias peças de teatro, fotografias de cena, e vídeos com imagens dos espetáculos”, indicou José Carlos Alvarez à Lusa, acrescentando que os figurinos “são de grande qualidade”.

A exposição ‘Peças em Peças’ e vai ser apresentada em dois núcleos – no Museu Nacional do Traje e no Museu Nacional do Teatro e da Dança.

Comissariada por Anita Gonçalves, esta mostra resulta de uma parceria entre o Museu do Traje, o Museu do Teatro e da Dança, o Teatro Nacional São João e a Escola Superior de Arte e Deign (ESAD), de Matosinhos.

“Procura resgatar de espetáculos realizados no Teatro Nacional São João a sua componente plástico-simbólica, e tem por objetivo revelar e mostrar o lugar do figurino em cena”, acrescentou o José Carlos Alvarez.

Nos dois núcleos são apresentados figurinos de autoria de António Lagarto, Bernardo Monteiro, Cristina Lopes, João Tuna ou Nuno Carinhas, entre outros, fotografias de cena, sinopses da conceção plástica dos figurinos, desenhos e projeção de vídeos.

A exposição estará patente até final do próximo mês de maio e é inaugurada numa altura em que o Teatro Nacional D. Maria II acolhe ‘Os Últimos Dias da Humanidade’, de Karl Kraus, encenada pelo diretor artístico do TNSJ, Nuno Carinhas, e por Nuno M. Cardoso, que esteve em cena no Teatro Nacional São João entre 27 de outubro e 19 de novembro do ano passado.