
O disco resulta das gravações dos concertos da Orquestra Sinfónica Casa da Música com Eldar Nebolsin em 2011. Foto: DR
Os concertos para piano n.º1 e n.º2 do compositor Fernando Lopes-Graça estão no primeiro disco que resulta de uma colaboração entre a Casa da Música e uma das maiores editoras de música clássica do mundo, a Naxos.
O disco, a ser lançado na próxima semana, resulta das gravações feitas, entre Março e Maio de 2011, dos concertos da Orquestra Sinfónica Casa da Música com Eldar Nebolsin ao piano, na Sala Suggia.
O início da parceria, com um programa intitulado “Um virtuoso para Lopes Graça”, foi na altura celebrado pelo director artístico António Jorge Pacheco que afirmou à agência Lusa que era “com particular orgulho que a Casa da Música vê as portas de uma grande editora internacional, como é a Naxos, abrirem-se para a sua Orquestra Sinfónica”.
O director artístico da instituição portuense acrescentou ainda que o facto da relação com a editora se iniciar para gravar os 2 concertos para piano e orquestra de Fernando Lopes-Graça, tendo como intérprete Eldar Nebolsin, “um dos grandes pianistas da actualidade”, constitui “motivo de dupla satisfação”, por juntar “a promoção internacional da Orquestra e de um dos maiores vultos da música e da cultura portuguesa”.
O pianista uzbeque interpretou o Concerto para piano e orquestra n.º1 e n.º 2 de Fernando Lopes-Graça Sob a direcção musical de Matthias Bamert.
Descrito pela revista Gramophone como “um virtuoso de força e poesia”, Eldar Nebolsin é convidado regular das orquestras, como as Filarmónicas de Nova Iorque, São Petersburgo e Moscovo, Sinfónicas de Chicago, Alemã de Berlim e Sydney, Orquestra de Câmara de Viena, Orquestra de Paris, Orquestra Gulbenkian, Orquestra de Santa Cecília de Roma, Orquestra da RTVE e Metropolitana de Tóquio.
A sua carreira internacional começou em 1992, depois do grande êxito alcançado no XI Concurso Internacional de Piano de Santander “Paloma O’Shea”, onde, apenas com 17 anos, obteve o Grande Prémio e o Prémio pela melhor interpretação de um concerto para piano de Mozart.