
O "Longoria" é o mais recente modelo da MILF. Fotos: Inês Cortez
O shortboard Longoria é o mais recente modelo da portuense MILF Skateboard Tailors, marca criada pelo designer de produto Diogo Frias, que utiliza material 100% português numa combinação única no mundo.
Diogo Frias optou pelo nome “Longoria” para a recente versão de 61,5 centímetros, seguindo o mesmo critério de selecção aplicado no skate “Bullock” – um skate de cruising e e o primeiro lançamento da MILF –, que procurou afirmação com o apelido da actriz americana Sandra Bullock.
“O critério de selecção para o ‘Bullock’ foi ter um nome facilmente distinguível no meio de todos os outros”, explicou Diogo Frias ao P24. “A Eva Longoria é uma actriz baixa, com cerca de um metro e meio e, sendo o skate um shortboard, daí a relação”, concretiza o empreendedor.
Este shortboard permite uma mobilidade mais rápida e maior flexibilidade que o modelo ‘Bullock’.
A MILF pretende fornecer o comércio nacional e, lá fora, tem como mercados-alvo Espanha, França, Reino Unido, Alemanha e Brasil.
“O ‘Bullock’ é um medium board, com 78,5 centímetros, que permite fazer algumas descidas e uma deslocação citadina. O ‘Longoria’ está mais virado para uma utilização diária e deslocações rápidas devido ao tamanho e peso. O ‘Bullock’ dedica-se mais ao cruising, ao passeio”, explica Diogo Frias.
Alguns melhoramentos

Foi o designer de produto Diogo Frias quem criou a marca.
O jovem de 29 anos, que encontrou no produto Valchromat – em conjunto com contraplacado de bétula e folheado a nogueira – a solução para se diferenciar no mercado dos skates, introduziu no recente modelo alguns melhoramentos sugeridos à marca, apesar de estar condicionado pelas cores próprias da matéria-prima.
“Houve um aperfeiçoamento do processo produtivo. Foram dadas algumas dicas e recebemos o feedback de uma cliente que queria cores mais femininas. No entanto, temos a limitação do próprio material. O Valchromat já tem pigmento, nós não pintamos nada, o que significa que estamos restringidos à sua paleta de cores”, refere Diogo Frias.
Até ao momento, a MILF conseguiu vender 18 skates – um ‘”Longoria” e 17 “Bullock” – e é um nome conhecido de mais pessoas, graças aos artigos que foi granjeado na comunicação social e às campanhas que vai lançando no Facebook. Foi o caso do recente giveaway que aumentou o número de fãs na página e valeu um “Longoria” a uma seguidora do Porto, através de sorteio. “Propusemos às pessoas a partilha de uma fotografia nossa, com o ‘Longoria’, no seu mural. Isso deu-nos mais 400 fãs numa semana e meia”, conta o designer.
Os skates da MILF estão à venda na loja online da marca e, dentro de um mês e meio, Diogo lançará um outro modelo, o longboard “Vergara” – com o apelido da actriz colombiana Sofia Vergara.
Durante o desenvolvimento dos protótipos da marca, Diogo Frias contou com sugestões de skaters profissionais.