
José Costa, 38 anos, artesão das famosas máscaras do Carnaval de Lazarim, Lamego. Da série Pedras, Nelson d’Aires 2012.
O “Entre Margens”, projecto de intervenção artística nos centros históricos de várias cidades da região do Douro, inaugura esta sexta-feira, no Cais de Gaia – junto ao teleférico –, uma exposição fotográfica da britânica Chloe Dewe Mathews, colaboradora do New York Times, Le Monde e The Telegraph, e outra de Nelson D’Aires, que apresenta o trabalho “Pedras”.
O fotógrafo português pertence ao colectivo Kameraphoto e venceu o Prémio Internacional de Fotojornalismo Estação Imagem | Mora em 2011.
Os emergentes Rebeca Bonjour e João Malaquias também irão marcar presença com os seus trabalhos “Micro-cosmos” e “Solo”, respectivamente.
Pela primeira vez, o “Entre Margens” associa registos sonoros às fotografias, apostando numa leitura multimédia. Através do smartphone, o visitante pode contemplar as imagens captadas pelos fotógrafos ao som das recolhas feitas por Tiago Pereira, mentor do projecto “A Música Portuguesa a gostar dela própria”.
Também esta sexta-feira, pelas 21h30, o Centro Cultural e Recreativo da Beira Rio, em Gaia, será palco do espectáculo “Arraial Deluxe”, da companhia de teatro Circolando, e com música ao vivo dos Dead Combo.
Sob a direcção de André Braga e Madalena Victorino, o “Arraial Deluxe” propõe “olhar o Norte de Portugal a partir das suas festas e romarias, numa peça em que a poesia, a dança-teatro e a música ocupam um lugar central”.
Ainda este mês, e até ao dia 28, Santa Marta de Penaguião, em Vila Real, apresenta as exposições dos fotógrafos Daniel Blaufuks e João Pedro Marnoto, que podem ser vistas no Largo da Câmara Municipal, enquanto as imagens dos emergentes, Inês Nogueira Mesquita e José Pedro Tomaz, estão instaladas no Largo do Pelourinho.
O projecto “Entre Margens” é promovido pela Fundação Museu do Douro e conta com 8 municípios da região duriense (Amarante, Lamego, Mirandela, Peso da Régua, Porto, Santa Marta de Penaguião, Vila Nova de Gaia e Vila Real) como parceiros.
Entre Margens é um projecto de intervenção artística nos centros históricos de cidades da Região do Douro. Durante 3 Verões sucessivos (2011/13), estão programadas dezenas de exposições de fotografia no espaço público complementados por espectáculos de artes performativas(cine-concertos, música, teatro, dança e multidisciplinares) e debates/colóquios.