
A conferência internacional de inauguração da IMOD levará a Santo Tirso Agatha Ruiz de la Prada. Fotos: DR
A IMOD – Incubadora de Moda e Design de Santo Tirso, vai ser inaugurada na quinta-feira com uma conferência internacional que levará ao concelho a designer Agatha Ruiz de la Prada, adiantam os responsáveis pelo projecto.
A IMOD – Incubadora de Moda e Design é um projecto que custou cerca de 4 milhões de euros, tendo por objectivo “fixar indústrias criativas” em Santo Tirso, criando um “cluster moderno” neste concelho.
A conferência internacional de inauguração da IMOD levará a Santo Tirso, na quinta-feira, “alguns dos mais importantes especialistas da fileira da moda, para debater o valor do design e da criatividade como forma de promover e impulsionar o sector”, sublinharam as fontes, que destacaram a presença, entre os convidados, da designer internacional Agatha Ruiz de la Prada.
Intitulada “Design como Dínamo da Indústria de Moda”, a conferência ocorrerá na chamada Fábrica de Santo Thyrso, onde foi instalada esta incubadora, entre as 9h30 e as 17h45.
“Como mote [teremos] o valor do design e da criatividade como instrumento de promoção na cadeia de valor, de diferenciação e de conquista de novos públicos e mercados, capazes de projectar uma indústria com tradição em Santo Tirso e na região do Ave”, refere a autarquia de Santo Tirso.
Outro dos principais objectivos desta iniciativa passa por “chamar a atenção para a capacidade de surpreender e de resistir do ‘cluster’ da moda, cada vez mais com condições de incorporar tecnologia e, acima de tudo, diferenciar-se pelo design e pelo serviço”.
Na conferência “Design como Dínamo da Indústria de Moda” é expectável que Agatha Ruiz de la Prada conte como conseguiu impor uma marca de autor em todo o mundo. Desta forma, a IMOD promete contribuir para a inspiração de todos os que estão a iniciar uma carreira na moda – os “novos inquilinos” desta incubadora.
O Município de Santo Tirso, acrescentam os responsáveis, aproveitará precisamente a presença dos profissionais da indústria da moda para apresentar os primeiros projetos selecionados para a IMOD. É que o projeto instalado na Fábrica de Santo Thyrso tem por missão “contribuir para a afirmação do valor do produto nacional, apoiando novos ?designers’ e promovendo uma maior ligação entre os designers e a indústria”.
A médio prazo, a IMOD – Incubadora de Moda e Design quer afirmar-se como “um espaço e marca de referência a nível nacional e internacional na área da formação, investigação, criação e promoção do produto moda”.
A IMOD completa a primeira fase do Quarteirão Cultural e Criativo da Fábrica de Santo Thyrso, um projeto que já conta com uma outra incubadora, a de Empresas de Base Tecnológica, inaugurada em 2008 e que teve um custo a rondar os 2,5 milhões de euros, e a Nave Cultural e Industrial, inaugurana em 2012, que custou cerca de três milhões à autarquia de Santo Tirso.
Este é um projeto cofinanciado pelo programa “ON.2 – O Novo Norte”.