Image de Festa de inauguração da Casa da Arquitetura vai durar 3 dias

Foto: DR

22 Set 2017, 16:11

Texto de Redação, com Lusa

Cidade

Festa de inauguração da Casa da Arquitetura vai durar 3 dias

,

A Casa da Arquitetura, em Matosinhos, anunciou esta quinta-feira mais detalhes do seu programa de inauguração das novas instalações, no quarteirão da Real Vinícola, que decorrerá de 17 a 19 de novembro.

No total, de acordo com o site da organização, a programação para os três dias inclui exposições, visitas, debates, performances, filmes e lançamentos de livros, sendo que a instituição começa por dar destaque às duas propostas expositivas diferentes.

Em primeiro lugar, “Poder Arquitetura”, a já antes anunciada exibição comissariada pelos arquitetos Jorge Carvalho, Pedro Bandeira e Ricardo Carvalho, que “envolve 40 projetos de cerca de 30 autores distintos de todo o mundo” e a “X BIAU – Exposição da Bienal Iberoamericana de Arquitetura e Urbanismo”, com quatro obras portuguesas das 26 escolhidas para figurar, a cargo dos comissários Àngela Garcia de Paredes e Ignacio G. Pedrosa.

Seguem-se diversas conferências e debates onde personalidades do campo da arquitetura irão marcar presença.

O arquivo da Casa da Arquitetura será também aberto ao público, no qual todos os interessados poderão descobrir trabalhos de referências como Álvaro Siza Vieira, Carrilho da Graça e Fernando Távora, entre outros.

O arquivo guarda mais “de 500 maquetes, painéis, desenhos, serigrafias, DVD, livros e outros materiais”, realça o comunicado.

A Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura é um projeto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitetura, onde também estará sediada a Orquestra Jazz de Matosinhos.

No seu acervo estão já representados, entre outros, projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.