Em nota publicada no seu site oficial, a Câmara do Porto anunciou que o novo modelo de fatura entra em vigor este mês, apresentando uma nova organização dos elementos de forma a tornar a informação “mais clara” para “consulta mais fácil”.
Através deste novo formato o cliente consegue de imediato verificar a data limite de pagamento, a média comparada de consumos, os valores associados aos serviços prestados de água, águas residuais, resíduos urbanos e outros, sempre com o IVA respetivo, bem como as leituras anteriores efetuadas pela empresa.
“No novo modelo pode ainda aceder a informação relativa ao Controlo de Qualidade da Água na cidade do Porto”, referiu a autarquia liderada pelo independente Rui Moreira, garantindo que “os valores processados e os valores a pagar são mais percetíveis, a organização é mais clara e as mensagens mais explícitas”.
Esta mudança, garante a autarquia, vai ao encontro das sugestões dadas pelos próprios clientes e cumprindo as novas exigências da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
A Câmara Municipal do Porto acrescentou que, “com a entrada em vigor do novo tarifário, procedeu-se à alteração do modo de cálculo do valor a cobrar relativo às tarifas de disponibilidade que, a partir de 1 de janeiro de 2018, são calculadas em função dos dias a que corresponde o período de faturação. Também este procedimento já é expresso neste novo modelo de fatura”.